domingo, 26 de agosto de 2012

Coleção Enigma

 É com muita satisfação, que venho apresentar mais uma coleção do Projeto Célula de Criação que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa juntamente com a Estação da Moda.
A Coleção Enigma teve como proposta principal peças de figurino, utilizando principalmente o feltro como matéria-prima.
O grupo composto pelos produtores de moda Carlos Santos, Danielle Nascimento, Geovana Arruda, Maira Melki e Silvana Rodrigues teve como inspiração principal a simbologia das igrejas históricas da cidade, em especial: Ordem Terceira do Carmo, Centro Cultural de São Francisco e Mosteiro de São Bento.

"Nas construções arquitetônicas e decorativas das igrejas de origem barroca. Observa-se símbolos religiosos que narram a passagem de Cristo pela Terra e o contexto histórico-econômico da época, com o alto poder econômico do clero e a vigência da ordem franciscana. É possível também observar, nas entrelinhas simbólicas, a mão de obra negra e indígena na construção dessas igrejas.
Entre os símbolos investigados estão os seis painéis, que aludem à Paixão de Cristo, pintados em azulejos portugueses do século XVIII, que representam o sagrado e ao mesmo tempo o povo indígena e negro com seus leões de Fô, localizados acima dos muros de cada painel, representando os animais da época. A Cruz de pedra com suas aves simbólicas do centro Cultural de São Francisco, o sagrado coração de Jesus pintado nos altares, as fachadas de telhas que denunciam a riqueza do clero com suas três camadas, as portas e pilares com detalhes que remetem folhas e o símbolo da ordem Franciscana, presente nas três igrejas entre outras."

O nome da coleção se deu pelo mistério encontrado em algumas simbologias, onde algumas eram expostas de forma oculta. 

Painel de Inspiração

Croquis

Looks


Detalhes

Criadores

Lembrando que os componentes do grupo tiveram 30 dias para pesquisar, criar e produzir os dez looks; sem falar que as criações foram adaptadas aos materiais disponíveis para o projeto, que não eram glamorosos, nem tão pouco em grande quantidade e diversidade. Uma forma de mostrar que para produzir moda, a criatividade vem em primeiro lugar.

9 comentários:

  1. Vc arrasa nas inforrmações, Foi maravilhoso trabalhar com vc neste projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso grupo foi demais!
      Apesar do estresse, o resultado foi fantástico.

      Excluir
  2. Uauuuuuuuuu Dani, imagino o trabalhão pra fazer esse super trabalho... mas olha, o resultado foi surpreendente viu !
    Parabéns pra toda equipe e parabéns especial pra você que conseguiu com esse post me transportar para esse maravilhoso lugar, adorei os detalhes, os símbolos que a gente até via em alguns lugares, mas não sabia a origem !
    Excelente post !
    Adorei !
    Beijocas

    www.rosanaquality.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui transmitir direitinho.
      BJO!

      Excluir
  3. Parabéns Dani,o post ficou lindo,amei como mostrou os detalhes,realmente,a coleção ficou digna...bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao talento da nossa equipe não é mesmo amiga?
      Trabalhar em grupo sempre foi assim... Um tiquim do talento de um, um tiquim do talento de outro e dá nisso, muito sucesso!
      BJO!

      Excluir
  4. Lindo trabalho! De pesquisa, de produção, de finalização, de argumento! Parabéns!
    Sandra Vasconcelos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...